Sala de Leitura: espaço de aprendizagem contínua

        Sou a professora Cilene Maria Ambrosio, e estou como responsável pela Sala de Leitura da EE Prof. Naerson Miranda em Bofete/SP desde abril de 2024. Fui bem recebida e percebi que os alunos são muito engajados e comprometidos. Essas são qualidades excelentes para promover o Protagonismo Juvenil e a proatividade desde cedo, já que a escola atende os anos finais do Ensino Fundamental.

Na Sala de Leitura, é importante desenvolver projetos que incentivem o desenvolvimento das competências e habilidades de leitura, proporcionando aos alunos de todos os segmentos de ensino a possibilidade de entrar em contato com materiais diversificados para seu estudo, apoiados pela presença e atenção do professor responsável pela Sala. 

Algumas das atividades que desenvolvemos ao longo deste semestre foram:

  • Painéis temáticos: A criação dos painéis envolveu uma pesquisa prévia do assunto para a elaboração dos textos e imagens. Alguns temas foram o Dia das mães; Maio laranja; Combate ao racismo, ao bullying e à violência; Meio ambiente; Cultura caipira, Dia dos Pais e Agosto Lilás. Elaborei também um painel com dicas de livros da plataforma Leia SP, e um painel para avaliação da Sala de Leitura, onde os estudantes e comunidade escolar podem registrar, por meio de um QR code, sua opinião em relação à Sala de Leitura.

  • Atividades sobre a cultura de paz: desenvolvidas habilidades de pesquisa, leitura, escrita e manuais. Foram escritas frases sobre a paz, e a oficina de tsuru, origami que representa a paz.

  • Podcast: envolveu a escolha do livro, sua leitura e elaboração do resumo. Os estudantes conheceram o podcast e como criar o roteiro. Desenvolveram também habilidades orais, e a utilização de tecnologias para gravação e edição de áudio. Foram realizadas duas gravações. Os materiais de referência foram o livro “Lendas brasileiras” e a música “A Paz”.

Ouça aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1jTGRZV8-tczLWrYibnbGVCVtd89rMi_K?usp=sharing

  • Caça ao tesouro literária: o jogo consiste em os estudantes encontrarem as pistas na Sala de Leitura, para chegar ao final. As pistas estão relacionadas a algumas obras literárias, e, ao responder a pergunta da pista, o estudante registra a resposta no aplicativo do jogo, que mostrará uma dica de onde está a próxima pista. Esse jogo pode ser realizado também sem o uso do aplicativo.

Que o universo da leitura seja atraente e um meio para tornar o aprendizado efetivo!

Prof.ª Cilene Maria Ambrosio


Comentários