Coluna Maktub com Lilian Rocha
Lilian Rocha é entrevistada pela colunista e ativista cultural Jammy Said para a Coluna Maktub
Lilian Rocha é natural de Porto Alegre. Analista Clínica (UFRGS), Musicista (Liceu Palestrina), nasceu poeta e tem seis livros autorais: "A Vida Pulsa – Poesias e Reflexões" (Alternativa, 2013), "Negra Soul" (Alternativa, 2016), "Menina de Tranças" (Taverna, 2018), "Agò" (Instituto Estadual do Livro, 2022), "Rochedos também choram" (Bestiário, 2023) e "Oju Dudu" (Taverna, 2023) . Coautora do livro "Leli da Silva- Memórias: A Importância da História Oral" (Alternativa, 2018). Membro da Coordenação do Sarau Sopapo Poético – Ponto Negro da Poesia, Diretora de Relações Sociais da Academia de Letras do Brasil- Seccional RS, Vice- Presidente Social da Associação Gaúcha de Escritores (2023/2024), Conselheira Fiscal da Sociedade Partenon Literário e membro de inúmeras agremiações literárias nacionais e internacionais. Patrona da Feira do Livro de Canoas/RS em 2021.
Jammy Said: Sabemos que a atividade de escrita, num país como o nosso, exige esforço. Como você enfrenta os desafios que se apresentam?
Lilian Rocha: São muitos desafios que enfrentamos no campo da escrita: decifrar o mercado editorial, divulgação e distribuição dos nossos livros, inserção no circuito de eventos literários, interação com os leitores, tempos e condições da produção literária. Eu acredito que a melhor forma de enfrentar tudo isso é buscar conhecimento do funcionamento de cada segmento da cadeia do livro, assim como, fazer parte de coletivos literários que buscam melhores condições profissionais para autoras.
Jammy Said: Quando e como se deu a sua estreia em livro? Você tem quantos livros publicados até o momento?
Lilian Rocha: Em 2013, eu facilitava uma Oficina de Arte Identidade que utilizava a poesia e a música como ferramentas. Em um certo momento, um aluno perguntou onde podia comprar os meus livros, respondi que não tinha livros impressos, que não conhecia o caminho do mercado editorial. Prontamente, ele falou que trabalhava em uma editora e que eu tinha três meses para organizar as minhas poesias e enviar para ele, que me ajudaria no processo de publicação do meu primeiro livro. Assim, em dezembro de 2013, foi lançado o “Vida Pulsa: Poesias e Reflexões”. Tenho seis livros autorais e mais de noventa livros com outros autores.
Jammy Said: Por que a poesia em sua vida?
Lilian Rocha: A escrita e a música fizeram parte da minha vida desde a infância. Fui uma criança curiosa e observadora que colocava no papel as suas vivências e experiências. No Ensino Médio, um professor solicitou uma redação e eu fiz no formato de versos. Ele leu e falou que eu deveria seguir com esse gênero literário. A poesia me permite transcender os limites com criatividade, imaginação, lirismo ritmo, cadência, resistência ou leveza.
Jammy Said: As mídias sociais desempenham um papel para você como autora?
Lilian Rocha: As redes sociais me ajudaram na divulgação das minhas atividades literárias. Saí de um circuito regional para ser conhecida no território nacional e até mesmo no exterior. Faço muito uso das redes, pois acredito que na atualidade é uma das melhores formas de acesso de conteúdo cultural. É preciso entender que, como autora, muitas vezes o meu livro impresso talvez não alcance um determinado público, mas nas redes a minha escrita pode alcançar um número elevado de novos leitores, ou até mesmo causar curiosidade para conhecer um pouco melhor a minha trajetória literária.
Instagram: @lilikamarques24
Facebook: Lilian Rocha
Colunista Jammy Said:
Instagram: @Jammy.Said
Instagram: @stararabianshow
Facebook: Jammy Said Coordenadora(Produtora Cultural)
Youtube: Foca na Cultura
Youtube: Jammy Said Oficial
Comentários
Postar um comentário